Possibilidades de intervenções escolares para os estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade no cenário da pandemia do COVID-19.

O período da pandemia decorrente do COVID-19, nos trouxe grandes
preocupações e mudanças de paradigmas, incluindo a questão escolar e o
processo de aprendizagem dos estudantes, pois não só os universitários
passaram a ter aulas online, como também as crianças pequenas, incluindo as
pré-escolares, as quais tiveram que que se manter por horas a fio na frente de
tela de um computador, assistindo aulas que eram destinadas e formatadas para
o ensino presencial, causando enorme interferência no ambiente familiar, junto
aos pais e irmãos.
Diante desta uma nova realidade educacional, o ensino híbrido, propõe
uma mescla de aulas presenciais e aulas online, tendo o aluno que se adaptar
com novos contextos de aprendizado, exigindo assim, propostas pedagógicas e
metodológicas adequadas à esta realidade, tanto para a equipe escolar, quanto
para os alunos e pais.
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é considerado
uma condição do neurodesenvolvimento, segundo o Manual Diagnóstico e
Estatístico dos Transtornos Mentais, DSM-5 (AMERICAN PSYCHIATRIC
ASSOCIATION, 2013), e envolve uma tríade de sintomas de desatenção,
hiperatividade e impulsividade em nível exacerbado e disfuncional para a idade.
Os sintomas iniciam-se na infância e podem persistir ao longo de toda a vida. As
taxas de prevalência na infância variam de 3% a 9% em todo o mundo (NICE,
2018).
Os sintomas do TDAH, frequentemente, podem aparecer cedo na vida, mas
tornam-se mais graves a partir do ingresso da criança na escola, onde há
necessidade de focar a atenção e permanecer sentada durante as aulas
(BENCZIK, 2020). O transtorno pode variar amplamente na diversidade de sua
manifestação e sintomas. A desatenção e a falta de autocontrole colocam o
aluno em grande risco para dificuldades escolares em termos do desempenho
acadêmico e interações com colegas e adultos.
Com o objetivo de promover o aprendizado e a melhor adaptação do aluno
com TDAH no seu processo de aprendizagem escolar, junto à construção do
saber, e para permitir que se sinta seguro no desenvolvimento de sua vida
intelectual, pessoal e profissional, de maneira a capacitá-lo para uma
aprendizagem bem-sucedida, tanto no contexto presencial, quanto no ambiente
online, com aulas em EAD (Ensino à Distância), seguem algumas sugestões que
possibilitam melhor engajamento do aluno com TDAH: Um trabalho de tutoria
próximo ao aluno, acompanhando-o durante as aulas e, colocando-se disponível
para atendê-lo extra aula, na tentativa de monitorar o aprendizado, a execução
das tarefas e atividades, a organização e o planejamento do estudo, revisando
o conteúdo e as instruções, datas de prova e entrega de trabalhos; Reduzir o
tempo de permanência nas aulas online, respeitando a capacidade neurológica
e a faixa etária do estudante, quanto ao nível de atenção; o tempo deverá ser
fracionado com mais intervalos (usar a técnica pomodoro); Trabalhar com
projetos pedagógicos, mais do que aulas expositivas; Priorizar o conteúdo
pedagógico, reduzindo-o ao necessário (revisar o excesso de conteúdo); Rever
a quantidade de tarefa solicitada, preocupando-se mais com a qualidade da
aprendizagem do que com a quantidade de exercícios realizados; Permitir tempo
estendido para a entrega de trabalhos e tarefas e para a realização das provas;
Caso seja necessário propor provas orais e individuais; Utilizar recursos como
músicas, jogos e aplicativos online, contemplando e relacionando-os ao
conteúdo pedagógico trabalhado; Alternar conteúdos mais densos com tarefas
agradáveis; fracionando-as em blocos e em pequenas partes; Propor trabalhos
e pesquisas sobre o tema pedagógico; Permitir que o aluno se movimente
durante a aula; Manter contato frequente com os pais, objetivando a troca de
informações, fortalecendo a parceria com a escola; Propor acordos e
combinados, tanto para a realização das tarefas quanto para o comportamento,
reforçando-os a cada conquista realizada (por meio de pontos, mais tempo livre,
entre outros possíveis reforços.
Direções, ordens e palavras de apoio e de encorajamento são bem vindas,
no sentido defortalecer a autoestima, potencializar a motivação e despertar o
interesse e o comprometimento necessário para um bom engajamento e
desempenho escolar (Benczik, 2021).
As Intervenções psicopedagógicas junto aos estudantes com TDAH devem
ser personalizadas, levando em conta suas características próprias, seus
contextos ambientais, seu desempenho cognitivo, incluindo os tratamentos que
estão realizando extra escola (fono, T.O, psicológico, neuropsicológico,
pedagógico e/ou farmacológicos).

Quer ter acesso a mais conteúdos e adquirir produtos exclusivos da Dra. Edyleine?
Acesse a sua loja on-line e garanta já: https://www.euamocomprar.com/p/psique-nucleo-de-neuropsicologia-aplicada



Referências:
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION Diagnostic and statistical manual of
mental disorders. Am. Psychi. Washington: Am. Psychiatr. Publ. 5th ed., text
rev. 2003.
BENCZIK, E. B. P. e cols. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade:
Desafios, possibilidades e perspectivas interdisciplinares. Artesã. Belo
Horizonte. 521 p. 2020.
BENCZIK, E. B. P. e BROMBERG, M.C.B. Contibuição da psicopedagogia
para o tratamento interdisciplinar do Transtorno de Déficit de
Atenção/Hiperatividade. IN: SOARES, A.M e cols.(Tratado de
Psicopedagogia). Artesã. Belo Horizonte. No prelo.
BENCZIK, E. B. P. Intervenções escolares para os estudantes com
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade no cenário da pandemia
da COVID-19. https://www.facebook.com/edyleineperonib, 04/06/2021.
NICE. National Institute for Healthy and Care Excellence (Internet). Attenttion
deficit hyperactivity disorder: diagnosis and management. London: NICE,

  1. Disponível em http://www.nice.org.uk/guidance/ng87

Publicado por euamocomprar

Vendas on-line

Um comentário em “Possibilidades de intervenções escolares para os estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade no cenário da pandemia do COVID-19.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora